domingo, 15 de junho de 2008

Preconceito

Um problema que ainda não foi combatido, normalmente causado pelo ignorância ou seja o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva a discriminação, à marginalização e a violência. Hoje em dia encontramos muitos tipos de preconceito como :
Preconceito racial:brancos contra pardos contra negros contra amarelos contra vermelhos contra... é um monte de cores contra um monte de cores.
Preconceito quanto à classe social: pessoas de diferentes classes terem preconceito umas contra as outras como “aqueles pobres favelados” ou “aqueles ricos metidos a besta “
Preconceito quanto à orientação sexual: Nem é preciso dizer que, a não ser que você leve uma cantada, nem você nem ninguém tem coisa alguma a ver com a opção sexual de uma outra pessoa. Mas muitas pessoas são agredidas pelo fato de ser homossexuais.
Preconceito quanto à nacionalidade: Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso. , pessoas de diferentes nacionalidades que muitas vezes não gostam de outras culturas e por isso as jugam de forma preconceituosa.
Preconceito contra deficientes: Seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito... é só sair na rua que todos olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagioso, ou melhor, altamente contagioso. Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceita pela comunidade.
Preconceito entre religiões: basta ficar reclamando da religião de alguém (ou do fato da pessoa não ter religião alguma) que já é preconceito.
Geysa Maiara Evaristo - 2.2.1

Nenhum comentário: