terça-feira, 17 de junho de 2008

Preconceito contra os nerds

Ouvimos falar de Punks, Rockeiros, Particinhas, Skaitistas e um monte de “tribos” diferentes, com seu próprio estilo e modo de pensar. Outra tribo (se é que esse seria o termo certo) que a gente ouve falar, mas muitas vezes, em fase do preconceito não procuramos realmente conhecer mais a respeito, são os “NERDS”.
Mas, o que é ser nerds, o que o caracteriza? Nerd é uma dessas palavras que é difícil de definir, pois existem vários pensamentos distintos entre as pessoas. Mas, podemos entrar em um consenso que nerd é uma pessoa que se dedica muito em algo científico ou técnica e mantém um estilo de vida um pouco “diferente” do restante da sociedade.
Muitas pessoas usam o termo geral nerd, mas seria melhor especificar em que área ele atua como nerd físico, o nerd músico, e assim por diante. O nerd da computação, por exemplo, é aquele tipo que fica até tarde da noite de olho na tela do micro, ou então lento a respeito do computador, e depois, dorme pela manhã. Frequentemente esquece das refeições por estar concentrado navegando na web.
Os nerds geralmente são o auge do preconceito nas escolas, mas isso até mais ou menos 14 anos de idade, depois dessa fase, os jovens passam a ver novas chances nos colegas com tais características e começam a entender o fato de um nerd desfrutar popularidade, com as meninas, mais do que isso, na universidade, os nerds podem até se tornar alvo da admiração. Contribui para esse cenário mais favorável um conjunto de histórias de sucesso vividas por nerds como Bill Gates. Quando ele começou a fazer fortuna, nos anos 80, passar a tarde no computador era motivo de cachota. Hoje é impossível viver longe de um computador. A sua vida está cada vez mais digital, e esse é um caminho sem volta. É aí que entram os nerds. São eles que vão nos guiar a terra prometida da revolução tecnológica. Vão concertar o computador de casa, recomendar softwares e ensinar a usar todos os recursos do IPhone.
Bill Gates tem uma frase muito interessante: “Seja legal com os nerds. São grandes as chances de você acabar trabalhando para um deles”. Gates e tantos outros casos de carreiras fulminantes em áreas ligadas à tecnologia, são vistos como modelos a serem seguidos. A gora repare na diferença, o novo nerd é um cara legal, cujas habilidades são socialmente desejáveis a um sujeito que mesmo você, que não é nerd(ou é?), gostaria de ter como amigo.
Além de mais importantes, os novos nerds estão cheios da grana. Hoje você pode fundar uma empresinha de internet e ficar famoso e milionário, como se fosse um astro do rock. Já ouviu falar nos donos do Google? Nos do Youtube? No fundador do Facbook, 23 anos de idade, de espinhas no rosto e proprietário de um site que pode valer US$ 5 bilhões? Todos são NERDS e ricos.
Laís Rodrigues - 2.2.1

Nenhum comentário: